Pedro Monteiro, Flávio Martins, Ana Karenina e marco haurélio |
Sábado, na Livraria da Villa, o cordel deu mais um passo a caminho da consolidação junto ao grande mercado editorial. O lançamento do livro Antologia do Cordel Brasileiro, além de muito concorrido, primou pelo público eclético, que incluiu jornalistas, professores, produtores culturais, escritores, poetas, além de leitores e incentivadores.
17 de março de 2012 foi, segundo Pedro Monteiro, autor de João Grilo, um presepeiro no palácio, um dos títulos antológicos, um dos dias mais importantes de sua vida. A culminância de um projeto cultural que envolve várias gerações da poesia popular brasileira e que, longe de querer abarcar a imensa produção neste gênero, aponta possíveis diretrizes para os produtores de cordel na atualidade: contemporaneidade que não nega a tradição.
Uma presença, dentre tantas, merece destaque: a do escritor e agente literário Andrey do Amaral, que veio de Brasília, acompanhado de sua esposa, Fernanda Carvalho, unicamente para prestigiar o evento.
Às 18:30, Eufra Modesto e Sebastião Marinho abrilhantaram o sarau e, apesar do tempo reduzido, apresentaram poemas de Chico Pedrosa e Zé Laurentino.
Às 18:30, Eufra Modesto e Sebastião Marinho abrilhantaram o sarau e, apesar do tempo reduzido, apresentaram poemas de Chico Pedrosa e Zé Laurentino.
As imagens abaixo ajudam a contar um pouco dessa história.
Agradeço aos que foram, aos que queriam ir, mas não puderam, e aos que podiam ir, mas não quiseram.
P.s.: Assim que receber novas fotos, esta postagem será atualizada.
Pedro Monteiro, João Gomes de Sá, Adriana Ortiz e Marco Haurélio |
Com o lendário jornalista Audálio Dantas, idealizador do evento Cem Anos de Cordel, realizado em 2001, no SESC Pompeia |
Com Andrey do Amaral e, ele, Pedro Ivo |
Os autores e Claudionor, grande incentivador das Letras e da Arte |
Em primeiro plano, à direita (só na foto!), o escritor Jeosafá Fernandez. No centro, o editor José Xavier Cortez |
Lucélia, a Dona Patroa, e Fernanda Carvalho, esposa de Andrey do Amaral. |