terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fiscal despreparado impede repentistas de se apresentarem em São Paulo

Repentista Chico Pereira

Soube, pelo Facebook, que um energúmeno, despreparado para exercer a função de fiscal na Prefeitura Municipal de São Paulo, impediu que o poeta repentista Chico Pereira e outros colegas se apresentassem na praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. A apresentação dos repentistas faz parte da Mostra Chapéu de Palha, coordenada por Telma Queiroz, contemplada pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, edição Patativa do Assaré, em 2010.

Reproduzo abaixo a Carta Aberta, redigida por Telma Queiroz, endereçada à Subprefeitura de Santo Amaro. Resistir é preciso.

Carta aberta à Subprefeitura de Santo Amaro

A Mostra Chapéu de Palha vem tornar público o ocorrido na última quinta-feira, 07/11/2013, na Praça Floriano Peixoto em Santo Amaro/SP, quando um fiscal da PMSP abordou os repentistas que lá se apresentavam, usando de tom totalmente hostil, autoritário e desrespeitoso, exigindo o fim da apresentação artística sob pena de serem confiscados os instrumentos. 

Muitas histórias ouvimos sobre a humilhação sofrida antigamente por repentistas em São Paulo que volta e meia eram presos por vadiagem. Contudo, jamais pudemos imaginar que fossemos sofrer tamanha agressão moral nos dias de hoje, menos ainda logo após a sanção da Lei 15.776, de 29 de maio de 2013 que dispõe sobre a apresentação de artistas de rua na cidade de São Paulo.

É bom frisar que o Projeto Mostra Chapéu de Palha nasceu no coração de Santo Amaro, por coincidência na mesma rua onde fica a subprefeitura! O conhecido Sr. Alberto, apologista da cultura nordestina, por mais de 10 anos realizou por conta própria encontros de cantadores que traziam público de 200 pessoas ao seu restaurante chamado Chapéu de Palha, lugar famoso entre repentistas, cordelistas e forrozeiros.

Em 2009 a idéia foi formatada como projeto cultural e já foi rapidamente contemplada pelo Ministério da Cultura no Prêmio Patativa de Assaré e agora recentemente no Edital ProAc da Secretaria de Estado da Cultura. A Tenda do Repente e Cordel Chapéu de Palha esteve presente no Anhangabaú durante a comemoração do Centenário de Luiz Gonzaga e 1º Arraiá de São Paulo e no Sesc Osasco, além de outras aparições publicas.

Em parceria com a Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro desde outubro a Mostra Chapéu de Palha passou a se apresentar semanalmente no Gazebo integrando o projeto Praça Viva. Como a praça não apresenta ponto de energia até hoje, não obstante todas as semanas ser feita a promessa que um ponto de energia alí seria instalado, passamos a usar a Praça Floriano Peixoto em 31/10/2013.

E na segunda apresentação no novo local, a mesma subprefeitura que sempre conta com nossa colaboração artística e também com empréstimo de tenda e equipamento de som e ampla divulgação, nos causa tamanha tristeza e indignação.

Como até o momento não houve qualquer contato conosco, traduzindo novo descaso, a partir de hoje, 11/11/2013, ficam suspensas todas as parcerias da Mostra Chapéu de Palha com a Subprefeitura de Santo Amaro, incluindo o Natal Iluminado e ações nos equipamentos públicos culturais.

Telma Queiroz
Mostra Chapéu de Palha

Um comentário:

Unknown disse...

É isso mesmo, Marco Haurélio!

A Sociedade Civil Brasileira tem que saber do ocorrido!

Joyce Néia