domingo, 23 de novembro de 2014

Morre seu Lunga. O homem, não a lenda


Joaquim Rodrigues dos Santos, o Lunga, personagem que se tornou lendário por suas respostas aparentemente mal-humoradas, mas plenas de inteligência, não resistiu a um câncer no esôfago e deixou este mundo sábado, dia 22, em Barbalha, Ceará, no hospital São Vicente de Paulo, onde estava internado. Personagem folclórico, seu Lunga protagonizou centenas, talvez milhares, de folhetos de cordel que exploravam sua personalidade forte e suas respostas contundentes. A maior parte desses folhetos, verdade seja dita, é muito ruim,  e banalizava situações que, com o Lunga de carne e osso, deveriam ser bem mais inusitadas.


Para minha (boa) surpresa, o cearense Paulo de Tarso, o Poeta de Tauá, nos brinda com um texto excelente (ainda inconcluso) sobre a partida de Seu Lunga e sua chegada ao Céu. O folheto será lançado, segundo informa o poeta no Facebook, nesta segunda-feira. 
























A chegada de Seu Lunga no Céu
Santo Deus Onipotente
Oh! Virgem santa do véu
Dai-me força e fortaleza
Para eu ganhar meu troféu
E registrar a chegada
Do Seu Lunga lá no céu.
Joaquim Rodrigues dos Santos
O seu nome verdadeiro
Mais conhecido por Lunga
Nesse meu Brasil inteiro
Lá de Caririaçu
Mas morava em juazeiro.
Em dezoito de agosto
Que o Seu Lunga nasceu
Ano era vinte e sete
Conforme o poeta leu
E esse apelido de lunga
Foi a vizinha que deu.
...Em vinte e dois de novembro
Dois mil e quatorze o ano
O Seu Lunga nos deixou
E foi ao Pai Soberano
Para receber de deus
Todo o seu eterno plano.
A viagem foi tranquila
Por toda essa imensidão
Seu Lunga não recebeu
Qualquer incomodação
E chegou muito tranquilo
Lá na sagrada mansão.
Por estar muito tranquilo
Na mansão celestial
São Pedro estava dormindo.
Seu Lunga bem cordial
Disse assim: - Louvado seja
Nosso trio divinal.
Pai, Filho, Espírito Santo
Todos os anjos amém,
Meu "Padim Ciço Romão",
Pra seus romeiros também
Lampião, Luiz Gonzaga
E todo povo de bem.
São Pedro disse: - Seu Lunga
O que fazes por aqui?
E ele sério respondeu:
— Vim buscar manga e pequi,
Cortar cana e descascar
Três dúzias de abacaxi!
Mas São Pedro atordoado
Perguntou muito normal:
Seu Lunga, você morreu?
E o velho bem genial
Disse assim: — Meu bom porteiro,
Vim passar só o Natal!!!....


Nenhum comentário: