segunda-feira, 27 de julho de 2020

Literatura oral do Brasil e de Portugal




Texto: Divulgação. 

O programa Leituras de Mundo (amanhã, dia 28/07 às 17h do Brasil e 21h em Portugal) trará um encontro com: Marco Haurélio e Paulo Correia! Autores e investigadores do conto tradicional, eles apresentarão as suas leituras de mundo em nosso canal youtube Escola de Narradores Online - a não perder! Saiba mais sobre os nossos convidados:

Paulo Correia: Antropólogo, mestre em Literatura Portuguesa, investigador, folclorista e professor da Universidade do Algarve em Faro, antes de enveredar pela investigação dos contos e das lendas, trabalhou como técnico de eletrónica especializado em instrumentos musicais dos 15 aos 25 anos, foi sonoplasta do grupo de teatro universitário Sincera, onde traduziu uma peça e escreveu sobre a obra Rei Lear de W. Shakespeare. Também fez parte do Cineclube de Faro, onde apresentava filmes oralmente e escrevia textos para os livrinhos que acompanhavam os ciclos de cinema. Publicou um livro sobre a história do cinema no Algarve (2007), dezenas de artigos científicos e colaborou como catalogador em diversas publicações. Desde 1996, é membro do CEAO (Centro de Estudos Ataíde Oliveira) da UAlg, unidade de investigação que se dedica ao estudo interdisciplinar da Literatura Oral Tradicional e membro colaborador do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) da FCSH Universidade Nova de Lisboa, desde 2017.

Marco Haurélio: Escritor, professor, folclorista e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 40 títulos publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha, Itália. Finalista do Prêmio Jabuti, seus livros receberam distinções como o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o selo Seleção Cátedra-UNESCO (PUC-Rio). Em sua bibliografia destacam-se as obras Contos folclóricos brasileiros, A lenda do Saci-Pererê, Meus romances de cordel, Lá detrás daquela serra, O encontro da cidade criança com o sertão menino, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria, Vozes da Tradição e Contos e fábulas do Brasil (a primeira e a última obra contam com a colaboração do pesquisador português Paulo Correia). Ministra cursos sobre cordel e contos tradicionais em espaços diversos como a Casa Tombada em São Paulo e a Escola de Narradores Online (turmas Brasil e Portugal).




Nenhum comentário: